Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes

A maioria das pessoas que vai ler esse texto provavelmente não era nascida em 1973. Dois crimes chocaram a nação pela monstruosidade dos atos, pela idade das vítimas e principalmente pela impunidade dos prováveis culpados. Ficaram conhecidos como o Caso Araceli e Caso Ana Lídia. Duas meninas foram brutalmente seviciadas, estupradas e assassinadas. Os autores? Possíveis jovens que estariam acima das leis (era uma época de censura à imprensa e de ditadura militar). Por isso, em memória de Araceli, que foi morta em 18 de maio de 1973 foi criado o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. 

Há 13 anos essa data é marcada por atos, por mobilizações, por debates, panfletagens e campanhas nos mais diversos meios de divulgação. 

Segundo o site Faça Bonito "a proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. "

"A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros."

"Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerada sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção. A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, podem se tornar mercadorias e assim serem utilizadas nas diversas formas de exploração sexual como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo."


Vejam AQUI mais informações como sinais de alerta  e como denunciar.

Mais do que nunca é preciso que nossas crianças se sintam protegidas. Ontem mesmo soube de outro caso de menina de oito anos estuprada e morta em SP. Esse é um dos que aparecem. E os outros? E a violência de crianças tantas que são abusadas e vendidas em esquinas? Esse movimento é de toda a sociedade. Não importa nosso credo, nossa convicção política, nossa condição social. Todos somos pais, irmãos, amigos, parentes. Todos somos seres humanos que repudiamos a violência, principalmente contra seres indefesos. 

Nesse “18 de MAIO” FAÇAMOS BONITO na luta pelos direitos de crianças e adolescentes.
Veja aqui como ajudar
E AQUI sugestões de mobilizações

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros