Design é como funciona

Quando eu vi esse vídeo do Designer Pierre Lota mostrando como fazer objetos em menos de um minuto, lembrei daquela história que contam sobre um estilista famoso que foi chamado por uma diva para fazer um chapéu de casamento de última hora. Ele chegou e em um momento arrumou os cabelos com um laço de fita que ficou sensacional. Ela ficou encantada e quando perguntou quanto era, ele respondeu: R$ 5.000,00  (ou o que o valha). A Diva teve um ataque, pôs as mãos na cintura, o encarou firme e retrucou: TUDO ISSO por um laço de fita???? E ele, mais que ligeiro, desfez o trabalho, colocou o laço de fita em suas mãos e disse: Não, o laço é de graça.
Fonte
Moral da história: sim, é possível fazer projetos em menos de um minuto. Mas isso não significa que não exista trabalho, não exista bagagem, não exista investimento. Hoje vivemos momentos do instantâneo, como se as ideias e os planejamentos pudessem quebrar etapas e serem gerados como que por mágica. Ou quem sabe, devidamente assimilados de outras ideias que custaram tempo e dinheiro. É fácil pegar uma ideia pronta e adaptar. Mais difícil é garantir que aquela será a melhor solução....
 
 “A maioria das pessoas cometem o erro de pensar que design é a aparência. As pessoas pensam que é esse verniz - que aos designers é entregue esta caixa e dito: Deixe bonito! Isso não é o que achamos que seja design. Não é só o que aparece e sente. Design é como funciona.”
―Steve Jobs

These are design projects done in less than a minute by Pierre Lota.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros