De velho estábulo em casa charmosa e sustentável

Nada como uma casa de campo. Pau a pique e sapê, como na música. E se der para reformar um velho estábulo e transformá-lo em uma linda e charmosa casa de campo, aproveitando a natureza exuberante da Extremadura, ainda melhor. Pois foi o que fez a equipe da Abaton Architects e ganhou um prêmio em sustentabilidade pelo projeto. 
 O estábulo original estava bem deteriorado e pouco foi aproveitado na verdade. Se usou a mesma orientação e materiais originais, mesclando com pilares metálicos no interior em função da nova necessidade de espaços. Uma mistura bem feita de materiais mais modernos com as pedras e madeiras antigas.
 O local distante de infra estrutura em água e energia, levou ao uso de energia fotovoltaica e turbinas aproveitando os córregos de água perto para gerar energia hidroelétrica. Além disso o projeto aproveitou a orientação solar original que já era benéfica para aquecer a casa no inverno e o uso de um bom beiral que garante um conforto térmico no verão.
O projeto foi sábio em reformar usando os pontos fortes do projeto original e acrescentando toques de tecnologia moderna que o tornaram mais resistente e fazendo grandes rasgos que usam os vidros como grandes cristaleiras que deixam a luz do sol entrar, aquecer e tornam o ambiente agradável e não dependente de aquecimento que gere gasto energético. A noite, as grandes vedações em madeira agem como uma segunda pele, retendo o calor dentro de casa.

Uma casa de campo. Um projeto que respeita a antiga sabedoria de construir. Um projeto que mescla preocupação sustentável com sustentabilidade afetiva e carinho pela natureza.


Fotografias: Abaton Arquitetura e Belen Imaz
Fonte


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros