Toyo Ito - Pritzker 2013

O prêmio Pritzker, o Nobel da Arquitetura, saiu pela sexta vez para um arquiteto que atua no Japão. Em 2013 o premiado pela inovação e pela vontade de sempre ir além em termos de Arquitetura o arquiteto Toyo Ito. Nascido em Seul, na Coreia do Sul, fez sua vida profissional no Japão.
 "Na sociedade contemporânea, eu acho que 99% da arquitetura tornou-se um instrumento para atividades econômicas , e eu lamento muito por isso. Porque eu acho que a arquitetura é algo que conecta as  pessoas.A  arquitetura deveria se tornar uma forma de cooperação, um corpo co-operacional entre pessoas, ela não deve ser algo que é controlada pela economia, mas que cria uma relação de confiança entre elas. Isto é o que os arquitetos devem fazer quando criam arquitetura. Toyo Ito Fonte

Entre as considerações do júri podemos destacar algumas palavras que justificam o prêmio:
  • Inovação conceitual
  • Sintaxe pessoal de arquitetura
  • Técnica com clareza formal
  • Alto grau de síntese
  • Responsabilidade social
odas elas apontam para um arquiteto completo que domina técnica, que se renova, que pensa nas pessoas que irão usar seus projetos, que propõem para frente. E uma das mais bonitas que li sobre ele e que apontam o verdadeiro mestre:
 
 
 
Ele é um pioneiro e incentiva os outros a se beneficiar de suas descobertas e para que eles avancem em seus próprios caminhos. Nesse sentido, ele é um verdadeiro mestre que produz oxigênio ao invés de apenas consumi-lo.”





AD Interviews: Toyo Ito from ArchDaily on Vimeo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros