Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2013/03/05

Inspiração de espaços - Churrasqueiras

Inspiração da semana. Churrasqueiras. Ou melhor, espaços onde fazer e degustar um belo churrasco.

Churrasco é ritual. Engana-se quem pensa que é apenas almoço ou janta com amigos. É bem mais que isso. 
Começa com a escolha das carnes e elas tem a ver com com quem vai sentar à mesa. O bom churrasqueiro sabe quem come o que, e o quanto come.

O ritual começa cedo. Na preparação do fogo, no tempero da carne. E para isso é preciso que haja uma boa bancada ao lado da boca. Uma que caiba uma boa gamela já serve. A bancada deve ser de material impermeável e resistente aos riscos. Eu gosto do velho e bom granito. Haja facas, espetos, sal grosso, óleos e temperos que respigam. E aí vem outro dado importante. O piso. Nada muito poroso, por favor. Os espetos saem da churrasqueira pingando para a mesa...aí já viu, né. Não vai haver material de limpeza que tire as manchas de graxa.   
O tamanho da boca vai depender do número de convidados. Para quem tem uma turma imensa, uma área idem. Mas digamos que para um número normal de convivas - 4 a 6 casais, uma boca de 80 a 90 cm pode ser bem razoável.

Tem que ter uma boa cuba, nada de economizar no tamanho. Lugar para colocar o carvão. Afinal nem sempre se gasta todo o saco, e ele deve ficar escondido. Os espetos também. Um gavetão pode ser bem útil. E lembre-se que eles devem ser lavados no final da festa - e tal cuba maior pode ser bem útil.
Dica: Aquelas parafernálias de alumínio que vem com as churrasqueiras pré moldadas acabam por ser meio inúteis. Elas ficam feias logo em seguida. E como a gente sempre faz uma moldura na frente, nem dá para colocar a grelha. Portanto, pode tirar sem medo.
Uma boa bancada - tipo bar - é bem bacana, porque churrasquear é algo que se faz em grupo. Nunca conheci quem fizesse um assado para si mesmo...E se tiver espaço para um frigobar, copos, louças e talheres que vão ser usados melhor. Aliás imprescindível. 

Local para lixo - dois (seco e orgânico). E espaço para o churrasqueiro. Ele gosta de ficar na frente do fogo, fiscalizando a carne. Deixe que ele tenha comodidade. Luz interna também é necessário, já que muito assado é feito a noite.  
E um conselho pessoal. Guarde-se para o espeto do churrasqueiro. É aquele que ele reserva para si mesmo. E que vai comer sentado, quando todos já se serviram. Em geral é o melhor pedaço!

leia mais sobre churrasqueiras e veja um vídeo de como fazer uma AQUI

Fotos - Pinterest

Comentários
1 Comentários

1 Opiniões:

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More