Casa - mais que abrigo

Casa é abrigo. Função primeira da Arquitetura. Serve para nos proteger do tempo, dos estranhos. É uma espécie de ninho onde nos sentimos pertencentes.

Tem vezes na história da humanidade, tristes tempos, em que casa vira ainda mais abrigo.  

Todos já devem ter ouvido falar da segunda guerra mundial e da perseguição que se fez a judeus, ciganos e minorias. Um desses relatos chegou até nós sob a forma de diário. O diário de uma adolescente. Anne Frank.


Anne Frank
Anne Frank, autora do diário em que contava os horrores da perseguição nazista contra os judeus, morre de tifo e inanição no dia 12 de março de 1945. Ela e a família foram enviadas a um campo de concentração nazista depois que seu esconderijo foi denunciado por um vizinho. Fonte

Fonte
Hoje em dia milhões de pessoas passam pela casa onde encontrou refúgio durante alguns anos. Não é um expoente de arquitetura, mas é um símbolo muito maior da luta, da liberdade, do nunca mais que grita nas gargantas de tantos que abominam guerras e perseguições.  







Casa de Anne Frank

Graças a uma porta secreta, Anne, sua família e alguns amigos conseguiram sobreviver um pouco a mais. Para nos contar a história. De sua família restou seu pai. Anne morreu em um dia 12 de março. Mas nos deixou seu relato e sua história.

E analisar as plantas, fotos e espaços de sua prisão nos mostra que prisão de verdade mora dentro de cada um de nós que deixa que morram seus sonhos.  
Fonte

Fonte

Fonte
Leia aqui uma parte dos diários de Anne Frank

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros