A felicidade não está incluída

O colega Oscar Muller me indicou esse video muito interessante enquanto falávamos sobre a necessidade do estudo da filosofia como base de qualquer ensino. Se perguntar o porque, reflexionar, debater, questionar nos diferem dos outros seres que habitam a terra. Pelo menos até prova em contrário. A vida é muito mais que crescer, comer, procriar, trabalhar e morrer. Isso se chama sobrevivência. E é infinitamente maior que ter em profusão. A vida é ser. E ser com. E por isso fechei bastante com as ideias de Epicuro. Não que fosse me tornar uma Epicurista militante. Não gosto de me apegar a um caminho único. Gosto das perguntas, mais que das respostas. Mas muitas coisas que nos chegaram dele tem muita lógica sim. 

"A ideia que Epicuro tinha era a de que, para ser feliz, o homem necessitava de três coisas: liberdade, amizade e tempo para filosofar. Na Grécia Antiga, existia uma cidade na qual, em todas as paredes do mercado, se havia escrito toda a filosofia da felicidade de Epicuro, procurando conscientizar as pessoas que, comprar e possuir bens materiais, não as tornaria mais felizes, como elas acreditavam."wikipedia


Meio complicado de experenciar nesse momento da cultura ocidental onde o prazer e a felicidade pessoal se tornaram quase obrigatórios. Onde todos devem ser bonitos, jovens, bem realizados, cheios de amigos (virtuais) e sós. Sim, temos vários amigos, saímos, compramos, bebemos, mas a generosidade e o compartilhar fica muitas vezes mais ligado às redes sociais que à vida real.

Nossas casas são feitas e remodeladas para abrigarem as mais modernas tecnologias, mas muitas vezes não para o acolhimento e para a conversa amiga. É bom comprar. Quando precisamos realmente. É bom ter 600 amigos virtuais, especialmente quando resgatamos uns dez que foram muito importantes em algum tempo de nossa vida. É bom parar para pensar sobre o que nos importa. É bom saber que a tal da felicidade se encontra bem mais dentro de nós do que fora.

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros