E o ano começa ao redor do mundo



Toda passagem tem os seus rituais. Os do Novo Ano para mim começam com imagens das festas ao redor do mundo. Tenho quatro que são marcantes.

A minha primeira imagem de todo ano novo começa por um ícone da Arquitetura. A Opera de Sidney, à luz dos fogos, mostrando que já é novo ano lá na Austrália enquanto aqui mal começamos o almoço da véspera. Essa foto me chamou a atenção porque é um ângulo todo especial desse prédio e me lembrou o Pão de Açúcar. Viagem minha?

A Austrália deixou de ser um local distante e exótico para ser o local onde moram o Gustavo, a Aninha, o Pedro e o Marco, nossos multinacionais parentes- uma família gaúcho-mimeira- aussie. É quase uma segunda pátria de tanta gente conhecida que já morou por lá...

Passagem do Ano em Sidney

Com o advento da TV a cabo, me acostumei a seguir a passagem também na Europa, ao vivo. E um local que sempre me marcou foi a passagem em Madrid. Talvez pelo simbolismo do relógio na Praça do Sol. Essa praça é um simpático local no centro da cidade, que é um ponto de encontro das pessoas que ali cruzam. Adoro aquela contagem alegre, aquele mar de gente, os badalos do relógio, as luzes...
Madri (foto Wiki-Commons)
E é obvio que a passagem de verdade para mim é com o Rio. Aquela baia parece ter sido talhada para grandes comemorações. Depois de uma obra de uma grande arquiteto humano, um relógio que marca o tempo, é a Natureza e sua beleza que sinalizam com maestria que abriu uma nova etapa. Pode ser simbólica, pode ser convenção, mas vem com gosto de renovação.
Rio de Janeiro
 
Rio de Janeiro

E para encerrar com chave de ouro, a festa da tecnologia. A bola de Times Square.
Tradição na cidade de Nova Iorque, é uma apoteose que milhares de pessoas assistem ao vivo e milhões via satélite, cabo, etc, etc.
A cada ano se acompanha a contagem regressiva ( e hoje em dia em meio a rígidos controles de segurança que afastam as tradicionais garrafas de espumante...) e se vê a bola multicolorida anunciar: Começou o Novo Ano. E ponto final. 

Há 13 anos a Philips é parceira oficial na iluminação desse ícone de passagem. E usando a moderna tecnologia LED (são utilizadas 32.256 LEDs Philips LUXEON) aprimora a tradição com maiores possibilidades de regular a intensidade das luminárias, maior qualidade de luz e maior economia de energia. 
Bola de Times Square

E depois dessa festança toda, sempre chega o dia seguinte, mais calmo, como que para relembrar que nada adianta a festa sem atitude e que como diz o poeta, o ano novo mora mesmo é dentro de cada um de nós...

Feliz 2013! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros