Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2012/12/10

Cortina verde na fachada

Essa casa super simpática me lembrou de imediato duas referências: 

Uma, os edificios em Atenas que ficavam perto do meu hotel, Todos tinham imensas floreiras que fazia com que ficassem tão simpáticos! 

Mas olhando com mais foco, me veio a segunda referência. Na verdade as fachadas da frente e fundos são como segundas peles, floreiras que criam um micro clima super agradável no interior do prédio. Justo como a casa do colega Oscar Muller. Eu juro que tenho fotos aqui no computador, mas não consegui acha-las para colocar aqui. A dele é uma casa de vila e na parte dos fundos tem uma cortina de metal onde as plantas, em geral trepadeiras, se mesclam e criam um efeito super interessante.  


 Não achei mais referências sobre esse projeto no site e não sei o autor do projeto e nem como é feita a manuetenção das floreiras. Em algumas se tem alcance por dentro da casa, em outras me pareceu um pouco complicado, mas o conceito é super bom.
Fonte Green-homes-design

PS: O Elcio no comentário abaixo deixou o link com maiores referência do projeto que está localizado na cidade de Ho Chi Minh, projeto de  http://www.votrongnghia.com/

Veja AQUI maiores informações sobre o projeto e vale a pena!

Stacking Green localizada em Ho Chi Minh city, Vietnam
Arquitetos: Vo Trong Nghia + Daisuke Sanuki + Shunri Nishizawa
Área: 250m2
Fotos Hiroyuki Oki.


Valeu Elcio!

Comentários
3 Comentários

3 Opiniões:

Tem mais informações e fotos sobre este projeto neste post da Dezeen: http://www.dezeen.com/2012/07/09/stacking-green-by-vo-trong-nghia/

Caríssima!

Sempre lembrando de mim, obrigado! Sinto-me honrado em oferecer referência justamente para a arquiteta mais antenada que conheço!

Apresso-me em subir duas imagens feitas agora dos fundos aqui de casa, onde montei a pele viva. Informo que a massa verde mais forte se deve a um jasmineiro, no primeiro andar há mais um pequeno jardim por dentro da pele, com plantas variadas e uma kincam, e no segundo, apenas uma jaboticabeira em um vaso de 70cm.

O jasmineiro é na verdade o maior responsável pela cobertura da pele, venho direcionando seus galhos de forma a garantir a insolação que me interessa, ao mesmo tempo oferecendo a sombra necessária para conviver com esta fachada oeste.

Como todas as casas de arquitetos que conheço, a minha permanece em constante construção, e o projeto, mutante, cedeu o local onde previ uma horta para o jasmineiro, mas "construir" com plantas é uma delícia, vício até, tem tudo a ver com o "modus operanti" da morada eternamente interminada do projetista.

Semanalmente puxo um galhinho aqui, faço uma poda acolá, e a natureza cuida do restante, com graça, e de graça!

Abração,

Oscar

http://dl.dropbox.com/u/18898657/V%C3%A1rios/fundos%201.JPG
http://dl.dropbox.com/u/18898657/V%C3%A1rios/fundos%202.JPG

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More