O Brasil, não conhece o Brasil ?

Nessa semana houve um encontro dos blogueiros do Viva Positivamente para saber, ouvir e opinar sobre a nova proposta da Coca Cola de dotar o mascote da Copa 2014 de características de brasilidade. Não pude ir por motivos profissionais, mas fiquei aqui babando pelas atividades que os amigos blogueiros tiveram a oportunidade de participar. Curioso ? Lá embaixo deixei os links das postagens para todos poderem participar, mesmo que por via virtual.

E fiquei pensando no convite da Coca, via Facebook. Quais são as características que nos fazem ser brasileiros. O que é afinal essa tal de brasilidade?   





Fonte
Fui ao Facebook pesquisar: Os meus resultados para Brasilidade. Muita cor, muita criatividade, muita alegria. 

Mas...Somos mais que isso. 

Somos uma pais imenso, quase um continente. Cheio de contradições, cheio de exclusões, com sérios problemas de saúde, de infra estrutura, de descaso com o povo. 

Mas...ao mesmo tempo, somos um país que ri de si mesmo. O país da piada pronta. E isso se reflete na irreverência de nossas criações.

Mas...além da irreverência, somos contraditoriamente um pais conservador. Nossa sensualidade é vendida como produto de consumo, mas o top less é proibido em nossas praias, para espanto de muito europeu.

Temos uma diversidade de símbolos, exatamente pela nossa grandeza. Me lembro que fui ter uma dimensão concreta disso quando saí da fronteira do sul e fui morar em Brasilia. Tinha amigas do Pará, do Rio, do Centro Oeste. E aí fui dar cara e voz àqueles pontos do mapa que estudava no colégio. Fui conhecer sotaques, costumes e jeitos que me deram um sentido de brasilidade que até ali não tinha. E ao mesmo tempo, minha "gauchicidade" se tornou mais sólida. 
Fonte
Mas....de todos os Brasis que já vivi, ainda me faltam tantos. Nunca fui daquelas pessoas que achavam que aqui era tudo ruim, e que lá fora sim, é que estavam as respostas. E na primeira viagem grande que fiz ao exterior, foi quando mais ainda me convenci que esse País tinha muito a ensinar ao mundo, como realmente vem fazendo.

O Brasil, não conhece o Brasil
O Brasil, nunca foi ao Brasil
Tapi, Jabuti, Liana
Alamandra, Alialaúde
Piau, Ururau, Aquiataúde
Pia, Carioca, Porêca, Metran
Jobim Akarore, Jobim Açu
Oh! Oh! Oh!...
O Brasil, não merece o Brasil



Esse Brasil tem muitas histórias, tem muitas características: alegre, brincalhão, criativo, sambante mas também guerreiro, lutador, trabalhador, crente. É pampeiro, é pantaneiro. É índio, é negro, mulato, branco, amarelo. É multicor.

Do Brasil S.O.S. ao Brasil
Do Brasil S.O.S. ao Brasil...

Fonte

Esse Brasil é generoso.  E aí eu começo a me achar com a característica de brasilidade que mais me encanta. O Brasil é acolhedor. 

Foto Elenara Stein Leitão
Aqui sempre há uma porta aberta. Somos uma nação com caras de todas as origens: aqui imigrantes fizeram uma nação, se uniram aos nativos e no dia em que olharem todos para o Brasil com orgulho, esse país terá realmente sua cara.
Do Brasil S.O.S. ao Brasil
Do Brasil S.O.S. ao Brasil.
Querelas do Brasil Aldir Blanc


    Comentários

    Postar um comentário

    Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

    Postagens mais visitadas deste blog

    10 motivos para NÃO fazer arquitetura

    Ideias de enfeites de Natal em Macramê

    10 ideias de almofadas e afins para gateiros