Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2012/08/23

Casa Solar II - SLIDES


Essa casa projetada por uma equipe da Universidade Americana do Cairo AUC ) traz um conceito de sustentabilidade voltado para a cultura e necessidades locais da região.  

Usando células fotovoltaicas e painéis solares, ela enfrenta um dos maiores desafios da região: clima quente e árido. Aproveita a ventilação natural o que já reduz a necessidade de utilização de ar condicionado, aproveita as águas usadas e as recicla para uso na irrigação e banheiros. E utiliza elementos da arquitetura tradicional egípcia como linguagem formal e elemento para regular a luz e calor do sol. Me lembrou aquele prédio em Paris, de umas décadas atrás que usava um sistema semelhante, o Instituto do Mundo Árabe de Jean Nouveul. Os Muxarabi, elementos tradicionais da cultura árabe, são usados reutilizados nesses dois projetos trazendo resultados bastante interessantes.

Mais que tecnologia avançada, esse projeto usa de conceitos milenares de sua cultura para resgatar uma boa Arquitetura sustentável.  

Leia mais sobre esse projeto AQUI
























Comentários
0 Comentários

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More