Sustentabilidade, mais que um estilo

“As 3 principais vertentes da sustentabilidade – ambiental, social e econômica – impulsionaram a renovação e a consolidação da própria arquitetura. O projeto ecológico converteu-se no maior motor de regeneração da arquitetura ao longo de 1990. Os preceitos fundamentais da arquitetura foram abalados por correntes ecológicas que influenciam todos os aspectos da construção, desde a engenharia da edificação até o projeto e os espaços internos ou a especificação de materiais construtivos. Embora seja possível considerar a arquitetura sustentável um estilo, pois as edificações ecológicas são facilmente identificáveis, o projeto ecológico é muito mais que um simples estilo. Trata-se de uma reordenação fundamental dos princípios básicos de projeto e tecnológicos, consistindo, portanto, em uma nova configuração de todos os elementos essenciais da arquitetura.” (extraído do livro O guia básico da sustentabilidade, p. 48, Brian Edwards). 

Diria que um projeto de edificação ecológica tem tudo a ver com a velha e boa Arquitetura, aquela que pensava o entorno, levava em consideração a tecnologia e materiais existentes no local, se adequava às condições ambientais e culturais do local mais do que às modas tecnológicas ou estilos em voga. 

Leia mais sobre sustentabilidade em edificações nos links abaixo que falam sobre sustentabilidade e inovação na habitação popular, nas edificações em geral e uma reportagem sobre casa sustentável

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros