Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2012/06/28

São Chico, uma cidade na serra gaúcha


Mudei minha opinião sobre São Francisco de Paula e venho aqui dizer isso porque por muitos anos eu fiz a maior propaganda contra essa cidadezinha da serra gaúcha. Tive uma má impressão uma dezena de anos atrás e por sorte consegui desfazer. 

Estilos diversos mostram a sua colonização: portugueses, italianos e alemães se revelam no estilo de suas residências. Além de suas casas de madeira em plena zona central, nem todas (infelizmente) bem conservadas, a cidade é bem cuidada, tem equipamentos urbanos como bancos e uma grata surpresa, preocupação com acessibilidade, como esse espaço abaixo, com rampa e sinalizador virtual para cegos e/ou pessoas com baixa visão.

Nessa galeteria almoçamos. É um belo exemplo das casas locais. E abaixo um equipamento bem usado nos dias frios de inverno. Uma salamandra. Quase todas as casas tem chaminés, sejam de lareiras, sejam de fogões a lenha, fundamentais no convívio familiar. As pessoas se reúnem nas cozinhas, que são grandes e quase sempre tem amplas janelas para o exterior para que se possa saber quem chega. 

 E uma constatação de carinho e cuidado com o meio ambiente nota-se na placa em frente a um hotel, e que foi colocada pela prefeitura local, revelando um saudável cuidado do poder público com a área de ninhos dos quero-quero. Locais de lazer urbano bem cuidados, com ciclovias e passeios limpos, com lixeiras em forma de cabanas de madeira compõem um ambiente rico e agradável para os seus habitantes.




Comentários
2 Comentários

2 Opiniões:

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More