Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2012/06/07

Design é mais que luxo

Esse post é resultado de uma instigada da Renata Rubim no twitter sobre o papel do Design na solução de "n" problemas do cotidiano e não apenas no seu aspecto de objetos de luxo que é tão ressaltado. 


Quando falamos em Design o que lembramos ? O que a midia em geral nos dá como sendo: beleza, forma, inovação, arte. Mas o que é o Design?  


design, é a idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de algo direcionado para o uso. Essa é uma atividade estratégica, técnica e criativa, normalmente orientada por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema. Simplificando, pode-se dizer que design é projeto. Fonte


Um arquiteto projeta, mas não necessariamente é um designer por sua formação especifica. Pode se tornar um. Porque um designer necessita anos de estudo e aperfeiçoamento na sua área, seja de produtos, visual, modas, interiores, iluminação, etc. (Informe-se sobre os cursos de formação) E tem uma função enorme em áreas que não são tão focadas pelos holofotes da mídia, como  desenvolvimento de produtos como essa cadeira de rodas de baixo custo - feita a partir de cadeiras de plástico comuns, projeto dos designers espanhóis l Josep Mora e Clara Romaní.




E aqui outros exemplos de como um bom designer pode auxiliar a sua vida bolando objetos de bom design.


Que tal uma bicicleta que se transforma em um carrinho de compras ? Hiper prático e funcional. Poupa combustível e faz bem a sua saúde, estimulando um exercício saudável.  Designer: Hyuk-Jae Chang.


E o desenho de seringas inovadoras da agência de design Cambridge Consultants



Fonte


Design de Dror Peleg, da Academia de Arte e Design Bezalel, Israel, essa bicicleta sustentável é resistente e de baixo custo de produção. Por enquanto é conceitual, mas mostra como boas ideias podem ser produzidas.


E dentro de uma linha ultra lúdica o site da "creaturediscomforts.org" trata de acessibilidade e do design inclusivo. Usando personagens animados que relatam suas experiências ele visa modificar a maneira como as pessoas pensam e agem em relação à deficiência. 


Ou seja, antes de pensar somente em artigos ou objetos belíssimos (as vezes estranhos ) e carésimos, abra os olhos para o que você usa no dia a dia. Com certeza, por trás de coisas que lhe facilitam a vida está a mão de um profissional que pensou, trabalhou em equipe, e chegou a uma produção em serie que você pode encontrar e usar com toda facilidade hoje. Como essa vassoura feita de garrafa pet reciclada. 


Fonte

Comentários
0 Comentários

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More