Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2012/06/30

Bumbódromo, bumbando em azul e vermelho

Parintins é uma cidade do Amazonas, ali pertinho do Pará. Se tornou conhecida no Brasil e no mundo pelo seu festival folclórico. Quase todos nós já vimos aquelas imagens dos Bois azul e vermelho fazendo uma festa linda e disputando um prêmio de melhor Boi Bumbá. 

Fui atrás do local onde se realiza essa disputa, o Bumbódromo e achei poucas imagens. Uma delas é a que está aí abaixo e mostra como ele ficará após a sua ampliação. Guardadas as proporções o Bumbódromo é uma mistura de Sambódromo com estádio de futebol (ou arena como são chamadas modernamente). 
Fonte - Novo Bumbódromo
O Bumbódromo vai ser modernizado, contando com melhorias na sua infra estrutura, e ampliado, passando de 12 para 17,4 mil lugares, com camarotes vips, banheiros reformados e atenderá requisitos de acessibilidade com elevadores, rampas, sanitários e camarotes acessíveis.
Contará ainda com sinalização em Braile e locais onde se pode ter descrição em libras e audiodescrição para grupos, existente apenas em poucos locais de espetáculos no país.
Existe até uma proposta de criar uma área neutra. Explica-se: o Bumbódromo (assim como toda a cidade) se divide entre as cores Azul (Caprichoso) e Vermelho (Garantido. Um lado das arquibancadas é azul. O outro vermelho. A proposta é criar uma zona neutra, para quem ainda não se decidiu que seria em verde. Mas há quem ache isso uma heresia e apenas uma forma de garantir ingressos mais caros...


Área neutra Bumbodromo
Essa festa no interior do Amazonas recebe atenção em todo o mundo e levas de turistas chegam em aviões ou navios (inclusive transatlânticos) para as festas de junho. A cidade de 100 mil habitantes se transforma para oferecer hospitalidade e receber as pessoas que obviamente impulsionam a economia local. E se encantam com essa manifestação cultural. 
Fonte

Fonte Economia IG
Grandes empresas já vem patrocinando esse espetáculo e com uma característica bem interessante. Elas mudam sua cor para não criar atritos com as fanáticas torcidas locais. Vejam esse flagrante das arquibancadas. A Coca Cola, que apoia essa festa há 18 anos, inclusive tem uma edição de latas azuis ao lado das tradicionais vermelhas ! 
Fonte Economia IG
Quem já viajou pelo Norte e Nordeste brasileiro já viu muitas manifestações ou objetos que retratam o Boi Bumbá, essa tradicional festa popular. Mas eu nunca tinha ouvido falar de uma festa que tivesse o porte da de Parintins. Um dia ainda vejo isso ao vivo. E a cores (azul e vermelho)
Fonte

Fonte
Fontes Blog Frank Chaves Acritica Economia IG

Comentários
0 Comentários

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More