Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2012/02/23

Fórum Mundial da Bicicleta - Porto Alegre

Porto Alegre foi manchete no ano passado no mundo todo por um fato que indignou a todos e cujas imagens não deixam muita margem de dúvidas do que aconteceu: o atropelamento intencional de uma grupo de ciclistas da Massa Crítica. Mas de todo fato ruim deve nascer uma boa iniciativa e nos dias 23 a 26 de fevereiro de 2012 vai acontecer o 1º Fórum Mundial da Bicicleta. Palestras, debates, oficinas vão propiciar a discussão sobre vários temas ligados ao transporte.

Agência Free Lancer
A programação  é variada e fala da importância da bicicleta como meio de transporte, na economia, no turismo e no esporte.

As nossas cidades são em geral preparadas para o transporte de carros e veículos a motor, poluidores e grandes. A bicicleta, além de proporcionar  um saudável exercício para quem a usa, é um dos meios mais econômicos e não poluidores a nossa disposição. Mas para que possamos usa-la com um mínimo de segurança é preciso que sejam disponibilizados meios para isso. Ciclovias exclusivas são um desses meios. Exclusivas porque aqui mesmo em Porto Alegre já tivemos uma que se chamava assim e era na verdade uma faixa pintada na rua pedindo "preferência" ao ciclista. 



Esse ano ainda tivemos também uma interessante discussão na cidade. Em resposta a uma ciclovia implantada às pressas pelo poder público (com méritos, porque qualquer coisa é melhor que nada), os arquitetos gritaram e lançaram um concurso público, realizado em tempo recorde e que vai garantir que essa ciclovia não só seja construída, como ainda por cima embeleze a cidade, usando materiais inovadores e de baixo custo. Abaixo o projeto vencedor, do Arquiteto Rodrigo Troyano. 
Projeto vencedor para ciclovia da Ipiranga em Porto Alegre

Comentários
2 Comentários

2 Opiniões:

Show de Bola divulgar isso.
Sou ciclista a anos de uso urbano, esportivo e diário... é sempre bom ver a divulgação positiva da bicicleta como meio de transporte seguro e viável ainda mais em capitais, onde o trânsito é caótico.

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More