Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2011/10/10

Devaneios depois de um susto - #OutubroRosa



Me permitam compartilhar algo que escrevi em um antigo blog - O Comentários Cotidianos em 2004
20/07/2004 

Devaneios depois de um susto

“Os centros de devaneio bem determinados são meios de comunicação entre os homens do sonho com a mesma segurança que os conceitos bem definidos entre os homens de pensamento.”Gaston Bachelard em a Poética do Espaço (Martins Fontes)

Hoje é um dia particularmente feliz. Meu médico, que me atende a 25 anos, teve a delicadeza de me ligar à noite para dizer que a biopsia do cisto do seio, do qual fiz punção na outra semana, é puro líquido e, portanto não devo me preocupar. Nesse meio tempo, entre o susto de descobrir aquele baita caroço, ir ao médico e fazer a punção, não se passaram 48 horas. Mas a minha reação veio pós-tardia. E na forma de um saudável egoísmo. Quero mais tempo para mim, quero ouvir a minha música, quero eu em primeiro lugar. Logo eu, que sempre coloquei o outro na minha frente, pela primeira vez entendi aquela canção (embora de uma forma diferente): “não, não liga pra ele”, virou na minha cabeça e coração, não cuida dele(a), cuida de mim. 
Agora a vontade é de dançar em um parque enluarado, correr para o telefone e compartilhar com os melhores amigos que nada de terrível vai me acontecer e que a Vida é linda, apesar de tudo, e justamente por isso.




Pois é...nesse Outubro Rosa que é o mês onde se lembra a importância do auto exame, da mamografia, da prevenção para essa doença que assombra tantas de nós, lembrem-se de buscar informação. No site do Fenama  você pode encontra-las. Não deixe a sua vida sem proteção. O Câncer de mama é curável se detectado com antecedência. Busque, se informe, SE CUIDE.

O que eu senti foi um pedacinho de medo, mas me serviu para ver como a rápida ação pode nos ajudar. Também pude testemunhar casos em que a biópsia revelou que havia realmente um tumor. Conheci mulheres bravas que enfrentaram operação, quimio, rádio. Perderam cabelo, mas venceram. E hoje estão aí, mais bonitas, mais fortes, mais guerreiras. 

Meu apelo às autoridades, empresas, qualquer um que possa dar seu apoio a tantos programas de prevenção para mulheres que não podem contar com um plano de saúde e presteza no atendimento e exames. Cito aqui no RS o trabalho admirável feito pela equipe do Mamamóvel  , mas sei também de vários desses programas que existem pelo Brasil, patrocinados pelo poder público e privado. É de extrema importância que haja a possibilidade das mulheres poderem fazer um exame de mamografia com muita rapidez para que a prevenção possa ser feita de maneira ágil e com mais chances de cura.
Essa é uma bandeira de todos. Mulheres façam exames preventivos, após indicação médica, façam mamografia e os exames indicados. Saúde é o maior bem que temos e nossos corpos merecem o nosso amor em forma de cuidado. 

Comentários
4 Comentários

4 Opiniões:

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More