Custa separar o lixo e descarta-lo de forma certa ????

Porto Alegre é uma cidade pioneira na coleta seletiva, ela existe por aqui há mais de duas décadas pelo que me lembro. E agora contamos com um sistema de coleta do OUTRO lixo por conteineres. A foto abaixo é de frente do meu prédio e mostra que é preciso colocar cavaletes para que os educados cidadãos de minha leal e valorosa cidade não estacionem em frente ao coletor de lixo !!!!

O gráfico acima que peguei nesse site mostra como deve ser feita a colocação do lixo e como o caminhão a coleta. Eu já vi e é super rápido. Mas...para minha surpresa vejo uma entrevista na TV local onde os orgãos públicos foram obrigados a fazer uma vistoria nos lixos (sim, DENTRO dos lixos) para verificar quem está colocando as sacolas de lixo seco dentro do container do lixo orgânico. E o que mais me chocou foi ver a população reagindo indignada como se isso fosse invasão de privacidade ! Gente, me explica uma coisa que eu não entendo. Na verdade duas.
Primeiro: de que adianta separar o lixo em casa se for para colocar na mesma lata ? E numa cidade onde a maioria dos bairros conta com duas coletas seletivas por semana ?
Segunda: desde quando o que tu coloca fora tem privacidade ? Lixo é descarte e está fora da tua casa. Que noção de propriedade mais extensa...
E juntei essa atitude à das pessoas que reclamam não terem espaço em casa para separar e estocar o lixo seco. De cara já dou uma solução: consuma menos. Procure comprar algo que não gere tanto descarte, ou procure locais onde seja possível deixar o desnecessário por lá mesmo.
Ou seja criativo e veja soluções para estocar o lixo que você mesmo gera.   
Exemplo de lixeira dupla
Veja aqui mais exemplos de como separar o lixo
  

Comentários

  1. Cara amiga,

    estranhei a caçamba sobre a calçada, ocupando o espaço do pedestre, quando poderia estar na via, tomando o espaço de estacionamento e prescindindo dos cones.

    Como paulistano me dá a maior inveja saber que em PA há coleta seletiva semanal na maioria dos bairros. Aqui, quem tem alguma consciência ambiental, precisa acumular os descartes em casa, e levar até algum ponto de recebimento, oportunado pela iniciativa privada.

    Nós levamos o lixo seco de carro, até uma loja do Pão de Açúcar, e precisamos acumular o restante à espera da coleta, que no nosso bairro acontece nas segundas e quintas, sendo que a prefeitura proibiu as lixeiras nas calçadas, como parte do programa "Cidade Limpa" (acredita?), e anda multando quem ainda as mantem...

    Como resultado o lixo se acumula no chão, a espera do dia da coleta, a mercê da curiosidade dos cães vadios, do garimpo dos sem teto, e da chuva, que faz os sacos de lixo passearem em todas as ruas que não são planas, se espalhando até entupir o bueiro mais próximo, para a felicidade dos roedores...

    É o preço para morar na cidade politicamente mais reacionária do país!

    Oscar Müller

    ResponderExcluir
  2. Faltou dizer que a minha rua é escoamento do trafego e por isso só tem estacionamento em algumas horas do dia, por isso o conteiner fica na calçada. Em ruas onde é permitido estacionar, ele fica numa vaga de carro.
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros