Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2011/10/31

Custa separar o lixo e descarta-lo de forma certa ????

Porto Alegre é uma cidade pioneira na coleta seletiva, ela existe por aqui há mais de duas décadas pelo que me lembro. E agora contamos com um sistema de coleta do OUTRO lixo por conteineres. A foto abaixo é de frente do meu prédio e mostra que é preciso colocar cavaletes para que os educados cidadãos de minha leal e valorosa cidade não estacionem em frente ao coletor de lixo !!!!

O gráfico acima que peguei nesse site mostra como deve ser feita a colocação do lixo e como o caminhão a coleta. Eu já vi e é super rápido. Mas...para minha surpresa vejo uma entrevista na TV local onde os orgãos públicos foram obrigados a fazer uma vistoria nos lixos (sim, DENTRO dos lixos) para verificar quem está colocando as sacolas de lixo seco dentro do container do lixo orgânico. E o que mais me chocou foi ver a população reagindo indignada como se isso fosse invasão de privacidade ! Gente, me explica uma coisa que eu não entendo. Na verdade duas.
Primeiro: de que adianta separar o lixo em casa se for para colocar na mesma lata ? E numa cidade onde a maioria dos bairros conta com duas coletas seletivas por semana ?
Segunda: desde quando o que tu coloca fora tem privacidade ? Lixo é descarte e está fora da tua casa. Que noção de propriedade mais extensa...
E juntei essa atitude à das pessoas que reclamam não terem espaço em casa para separar e estocar o lixo seco. De cara já dou uma solução: consuma menos. Procure comprar algo que não gere tanto descarte, ou procure locais onde seja possível deixar o desnecessário por lá mesmo.
Ou seja criativo e veja soluções para estocar o lixo que você mesmo gera.   
Exemplo de lixeira dupla
Veja aqui mais exemplos de como separar o lixo
  

Comentários
2 Comentários

2 Opiniões:

Cara amiga,

estranhei a caçamba sobre a calçada, ocupando o espaço do pedestre, quando poderia estar na via, tomando o espaço de estacionamento e prescindindo dos cones.

Como paulistano me dá a maior inveja saber que em PA há coleta seletiva semanal na maioria dos bairros. Aqui, quem tem alguma consciência ambiental, precisa acumular os descartes em casa, e levar até algum ponto de recebimento, oportunado pela iniciativa privada.

Nós levamos o lixo seco de carro, até uma loja do Pão de Açúcar, e precisamos acumular o restante à espera da coleta, que no nosso bairro acontece nas segundas e quintas, sendo que a prefeitura proibiu as lixeiras nas calçadas, como parte do programa "Cidade Limpa" (acredita?), e anda multando quem ainda as mantem...

Como resultado o lixo se acumula no chão, a espera do dia da coleta, a mercê da curiosidade dos cães vadios, do garimpo dos sem teto, e da chuva, que faz os sacos de lixo passearem em todas as ruas que não são planas, se espalhando até entupir o bueiro mais próximo, para a felicidade dos roedores...

É o preço para morar na cidade politicamente mais reacionária do país!

Oscar Müller

Faltou dizer que a minha rua é escoamento do trafego e por isso só tem estacionamento em algumas horas do dia, por isso o conteiner fica na calçada. Em ruas onde é permitido estacionar, ele fica numa vaga de carro.
Abraços

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More