Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2011/06/30

Tendência de inovação na Construção Civil - Qualidade


O movimento mundial pela qualidade é outra das tendências marcantes de nossa época. Ele se caracteriza por várias etapas que incluem a inspeção, controle por meios estatísticos, gerenciamento de processos e a ampliação do conceito da empresa e seu papel na comunidade, inclusive quanto ao seu aspecto social e ecológico. A grande inovação é a centralização do foco na satisfação das necessidades e desejos do cliente. Mais do que nunca o cliente é rei.
fonte
No ocidente as normas ISO tem tido um crescimento e aceitação muito grande. Talvez a padronização dos procedimentos preconizadas nas normas sejam uma resposta mais objetiva e mais eficiente para o pensamento ocidental. As normas deveriam sofrer um constante e ágil aprimoramento para evitar o engessamento do modo de produção e gerenciamento e aprimorar sua capacidade de incorporar inovações. Outro risco talvez fosse o acomodamento e o esquecimento das noções de melhoria contínua por parte das empresas e funcionários. A questão das normas é muito polêmica, pois tanto podem induzir ao envelhecimento e acomodação de técnicas gerenciais como podem servir de propulsor para estruturação de empresas que necessitem de uma organização que as leve ao sucesso. O ideal seria que a adoção das normas ISO, mais que um argumento de marketing, fruto da exigência por parte dos clientes, passasse  a servir como base para um sistema de Qualidade Total. Outro fator que prejudica a implantação dos programas de qualidade é a própria natureza da construção civil que é uma indústria com menos possibilidade de flexibilidade e agilidade na sua linha de produção. Seu produto final é estático e o próprio cliente final não possui um grau de exigência muito grande.


Comentários
0 Comentários

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More