Cultivando suas roupas






Vi esse video via Facebook e fiquei fascinada pelas suas potencialidades. Nessa palestra TED a designer Suzanne Lee nos fala de seus experimentos em cultivar um material baseado no chá que pode ser usado como tecido ou couro vegetal para o fabrico de roupas. Ela nos mostra o processo, como ele pode ser usado e nos fala honestamente de sua pequena falha...ainda. Não é impermeável, ou seja, ainda absorve muita água....mas os usos num futuro 
próximo são muito instigantes.



http://www.biocouture.co.uk/
Foi durante a pesquisa para o seu livro "Formando o Futuro: as roupas de amanhã, que surgiu o conceito de BioCouture. Investigando a utilização de micróbios faz nascer um material que é orgânico e pode ser aproveitado para a moda. Ou quem sabe, revestimentos ? 
O que começou como um projeto de moda já evoluiu para um projeto de biomateriais. E as possibilidades estão apenas começando.



"Eu também estou criando novas bactérias-celulose amostras compostas olhando eco-materiais, como cânhamo. Este mês eu estou ensinando um projeto emocionante e exploração de sistemas de biologia sintética para têxteis de pós-graduação e estudantes de design industrial ao lado de eminentes cientistas da Universidade de Cambridge."
Suzanne Lee no guia Fellows TED2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros