Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2011/06/15

10 soluções verdes para as cidades

city

Para populações cada vez mais urbanas que consomem cerca de 75% da energia mundial e outro tanto de emissões de gases que aumentam o efeito estufa na Terra, é justo que haja uma concentração de esforços na busca de soluções para que as cidades se tornem locais mais sustentáveis.


Abaixo 10 soluções que muitas cidades vem adotando nessa busca e que podem ser copiadas ou adaptadas por outras, segundo o site PROCEL INFO.

  1. Cidades Compactas - As cidades compactas são bairros autossuficientes dentro das grandes cidades, acessíveis a diferentes classes sociais. Com serviços, mercado e transporte próprios, reduz a necessidade de deslocamento. Um exemplo é a cidade de Portland (EUA).
  2. Rodízio Voluntário - Outra solução é o rodízio de veículos: os carros têm dias específicos para transitar nas ruas. Em Seul, na Coreia do Sul, funciona bem um rodízio voluntário. A prefeitura dá incentivos fiscais e oferece vagas grátis de estacionamento para quem aderir.
  3. Energia Renovável - O estimulo à produção e ao consumo de energia renovável é outra solução. A população de Los Angeles (EUA) escolhe o tipo de energia que usa em casa. Em Tóquio, o governo obriga empresas a mostrar “credenciais verdes” aos clientes.
  4. Inspeção Veicular - A revisão de automóveis particulares pelo poder público para verificar o índice de emissão de gases, exigindo manutenção dos veículos é outra maneira de controle da emissão de gases. A inspeção é obrigatória em São Paulo desde 2009.
  5. Carros Elétricos - O estímulo à produção e uso de carros elétricos é uma forma de diminuir a emissão de gases poluentes. Amsterdã (Holanda) estimula moradores a usá-los, disponibilizando pontos gratuitos de recarga da bateria nas ruas.
  6. Materiais Sustentáveis - Outra tendência é o uso de materiais sustentáveis na cidade. Em Chicago (EUA), a substituição de luzes de semáforos por LEDs - material mais ecológico - gerou economia de US$ 2,5 milhões anuais na conta de energia.
  7. Eficiência Energética - O uso de dispositivos que economizam energia nas máquinas de bebidas geladas em Houston (EUA) reduziu em 265 quilowatts por ano o uso de energia. Hoje, Houston é considerada a capital da eficiência energética.
  8. Transporte - Exemplos de metrópoles que investiram no transporte público e conseguiram tirar pessoas dos seus veículos são Curitiba, Bogotá (Colômbia) e Jacarta (Indonésia). São Francisco (EUA) estimulou o uso de combustíveis ecológicos em sua frota.

Comentários
4 Comentários

4 Opiniões:

ótimo post! Quando se trata de sustentabilidade acho que esses 10 quesitos deveriam ser deveres e não escolhas!

Bjo

Verdade, Melize.

Mas sendo escolhas e sendo realizadas já ajuda bastante. O que não dá é para ficar como está, não é mesmo ?

Abraços

Elenara

Olá adorei a postagem e peço licença para copia-lo ao meu blog pois tenho a intenção de informar mais sobre sustentabilidade e um objetivo de vida para nossos filhos e netos.
visitem o blog que criei para nós
http://fparquiteturapopular.blogspot.com/
OBRIGADO

Fabiana !

Que bom que tenhas gostado, pode copiar sim e difundir as boas práticas, sem é claro esquecer os créditos da Procel Info.

Abraços

Elenara

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More