Casa minúscula - Projeto Cubo


Andam pipocando na internet videos sobre projetos (bem bolados) de espaços cada vez menores, mostrando que com criatividade, alguma marcenaria especial e boa vontade podemos viver em espaços bem pequeninhos. Acho bastante apropriado porque se alguém já visitou casas e apartamentos chamados populares verá que as áreas não são lá muito maiores e que se exige milagres das pessoas para os poderem usar com algum conforto, já que não dispõem de verbas para contratarem arquitetos ou marcenarias especiais para fazerem esses projetos espetaculares que vemos por aí.


O que esses "apertamentos" de nossas cidades poderiam sim seria copiar a proposta mais ecólogica de alguns desses projetos, como é o caso do Projeto Cubo, uma mini casa de apenas 27  metros cúbicos.


  • The Cube Project
  • The Cube Project
  • The Cube Project
  • The Cube Project
  • The Cube Project


Ela tem os elementos básicos para uma ou duas pessoas viverem num espaço de três níveis, ligados por escadas tipo Santos Dumont. Lembra muito o projeto de motor-homes, onde os espaços são multi-funcionais, e ferragens ajudam a transforma-los em vários ambientes. 
Utilizando materiais sustentáveis, luzes LED, painéis solares foto-voltaicos no telhado e eletrodomésticos que economizam energia, a casa cubo é projetada para conservar o calor no inverno e o ar fresco no verão, com paredes bem isoladas e vidros triplos para portas e janelas. 
Olhando bem para esses projetos que parecem bons para uma mostra ou para um acampamento se podem tirar boas ideias para nossos espaços modernos. Pena que nossos apertamentos não usem como regra materiais mais ecológicamente eficientes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros