Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2011/03/28

Souto de Moura - Prêmio Pritzker 2011

" Não há ninguém que defenda mais a sua obra que os arquitetos, mesmo entrando em grandes contradições. Reparo que eu, os meus amigos e pessoas com quem eu convivo defendem as obras como os filhos, até ao ridículo quase. É raríssimo um arquiteto abandonar uma obra, só se for chicoteado, porque ele agüenta as humilhações, agüenta que não lhe paguem, agüenta que lhe pintem aquilo de roxo e ele depois tem a esperança de lá ir a um domingo de manhã e pintar da cor que quer." Eduardo Souto de Moura


O mais alto prêmio na área de Arquitetura, o Pritzker , foi outorgado em 2011 ao arquiteto português Eduardo Souto de Moura.
Ele fará parte de uma seleta lista de profissionais que contribuíram com a sua obra, de maneira significativa com a humanidade. Entre outros, já ganharam esse prêmio : Oscar Niemeyer, Renzo Piano, Kenzo Tange e Alvaro Siza, com quem Souto Moura trabalhou e forma com ele um dos expoentes da chamada Escola do Porto, uma corrente da moderna arquitetura portuguesa.

Estádio de Futebol de Braga Fonte
Uma de suas obras mais conhecidas é o Estádio de Braga (imagem acima) . É considerado um dos estádios de futebol mais modernos do mundo. Veja AQUI uma entrevista com o arquiteto sobre essa obra.
Outras obras abaixo:
Fonte

Fonte


Conferência do Arquiteto Souto Moura, ISCTE-IUL, 13 Novembro 2008
1/9 vídeo de Márcio Lameirão

Leia mais sobre Eduardo Souto de Moura na Revista El Croquis

Comentários
0 Comentários

0 Opiniões:

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More