Souto de Moura - Prêmio Pritzker 2011

" Não há ninguém que defenda mais a sua obra que os arquitetos, mesmo entrando em grandes contradições. Reparo que eu, os meus amigos e pessoas com quem eu convivo defendem as obras como os filhos, até ao ridículo quase. É raríssimo um arquiteto abandonar uma obra, só se for chicoteado, porque ele agüenta as humilhações, agüenta que não lhe paguem, agüenta que lhe pintem aquilo de roxo e ele depois tem a esperança de lá ir a um domingo de manhã e pintar da cor que quer." Eduardo Souto de Moura


O mais alto prêmio na área de Arquitetura, o Pritzker , foi outorgado em 2011 ao arquiteto português Eduardo Souto de Moura.
Ele fará parte de uma seleta lista de profissionais que contribuíram com a sua obra, de maneira significativa com a humanidade. Entre outros, já ganharam esse prêmio : Oscar Niemeyer, Renzo Piano, Kenzo Tange e Alvaro Siza, com quem Souto Moura trabalhou e forma com ele um dos expoentes da chamada Escola do Porto, uma corrente da moderna arquitetura portuguesa.

Estádio de Futebol de Braga Fonte
Uma de suas obras mais conhecidas é o Estádio de Braga (imagem acima) . É considerado um dos estádios de futebol mais modernos do mundo. Veja AQUI uma entrevista com o arquiteto sobre essa obra.
Outras obras abaixo:
Fonte

Fonte


Conferência do Arquiteto Souto Moura, ISCTE-IUL, 13 Novembro 2008
1/9 vídeo de Márcio Lameirão

Leia mais sobre Eduardo Souto de Moura na Revista El Croquis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros