Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2010/09/15

Aprenda arquitetura em 10 lições.




Achei essa lista nos meus guardados e a tenho como sendo de Gabriel De Benedets. Independente de quem for a autoria, ela é muito interessante. 

Lição No.l.
Aprenda a imaginar, a criar dentro de si imagens de volumes e espaços. Aprender a desenhar é uma forma eficaz de aprender a olhar. E assim aprender a pensar. Aprender a desenhar em perspectiva livre, método passo a passo, o que você vê e o que imagina
dentro de si. 



Lição No.2
Aprender a olhar. Se você não pode viajar, aprenda a olhar bem o que há de sua cidade. Tire fotos, veja filmes, assista e desfrute, forme sua bagagem arquitetônica. 


Lição n. º 3. Trabalhe duro: Le Corbusier disse que a boa arquitetura é 10% inspiração e 90% transpiração. Não pague para que alguém projete para você. Não seja preguiçoso e desonesto. Nem trabalhe apenas para cumprir calendário. Saiba amar o seu trabalho e ter prazer de trabalhar.

Just Amazing

Just Amazing por
Lição n º 4. Seja humilde, nunca se sabe tudo. Humildemente se proponha a ser sempre melhor do que você estava no dia anterior. Não seja pedante, ou ao vivo e em comparação com os outros, aprenda a ser nobre. E a não ser influenciado por aquilo que os outros dizem sobre você ou seu trabalho. Essas são apenas opiniões dadas com boas ou más intenções. Aprenda a ver a si mesmo e aos outros de forma justa. Dê a si mesmo alguns anos para aprender tudo isso. Mas comece hoje.
Lição n º 5.
Não tenha medo de mudar.
Só os mortos são imutáveis. A capacidade de evoluir manteve viva as coisas que não foram extintas. O mundo se move e o conhecimento também. E não se apegue ao que aprendeu, aprenda sempre mais.

Lição n º 6 Seja corajoso, ousado. O pior inimigo da criatividade é você mesmo. É melhor errar do que não fazer nada com sua vida. O que é seu ninguém lhe tira.
Lição n º 7.
Ame o que faça. Se não ama, seja honesto e vá fazer o que realmente gosta de fazer.
Seja feliz ao trabalhar e trabalhe naquilo que você gosta. Não se pode ser bom em uma profissão não se ama. Nem se pode ser feliz.
Lição No.8.
Leia livros, mas não se limite por aquilo que leu, como se isso fosse verdade absoluta. Muito do que dizem os livros são apenas as opiniões dos autores com base na experiência deles. Encontre a verdade de sua própria experiência. O conhecimento não é algo que você dá, é seu modo de entender e vivenciar o mundo. O conhecimento é um ato pessoal, não um objeto de consumo. Leia livros, não só para buscar soluções para problemas específicos e urgentes, ler livros e revistas para apreciá-los, enriquecem seu mundo interno. Leia livros e não apenas de arquitetura. Antes de ser um arquiteto, você é um intelectual. 


Lição n º 9.
Não tente saber tudo, é uma loucura. 
Quando você precisa saber alguma coisa, encontrará uma maneira de aprender. Conhecimento, quando inútil, provavelmente nunca irá servir para nada.

Lição n º 10. Desconfie de receitas, especialmente, porque quando elas aparecem como obrigatórias ou impostas por uma autoridade. As receitas alimentam o espírito burocrático no exercício da profissão, ajudam a  matar a liberdade (a mãe de toda a criatividade). Confie nos seus instintos, sua intuição, e estilo de fazer as coisas. Cada um é como é e desce as escadas de sua própria maneira.


Comentários
6 Comentários

6 Opiniões:

dicas valiosas, obrigada rsrsrs

Formidável este post!!! nada como a chance de se refletir e assim, avaliarmos como temos trabalhado!
Parabéns!

Maria Aguiar, A. Mandel e Arq. Denise Secco

É um prazer contar com a visita e comentários de vocês. E realmente o autor foi muito feliz ao descrever uma verdadeira receita de viver a Arquitetura.

Abraços

Elenara

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More