Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2010/08/06

Dicas para fotografar (bem) interiores

Através do Twitter conheci o excelente trabalho do Favaro Jr . Ele é fotografo e faz fotos para Arquitetura e Interiores. E gentilmente nos fala aqui sobre essa arte que é fotografar ambientes.

Foto Favaro Jr
"Quando falamos de fotografias de interiores logo pensamos em fotografias publicadas em revistas de decoração. Mas porque a grande maioria das fotos que são produzidas não ficam iguais aquelas da revista? Porque o ambiente  não cabe dentro da foto? Como explicar para seu cliente que aquele ambiente ficou lindo se a foto apresentada  não valorizou seu trabalho?

Foto Favaro Jr
Primeiramente a maioria dos equipamentos fotográficos utilizados são inadequados para a captura de fotografias de interiores. Sem o uso da lente objetiva grande angular fica difícil  produzir uma boa foto, principalmente em ambientes pequenos. 

Em segundo lugar entra o fator técnico. Toda fotografia obrigatoriamente precisa de uma luz adequada para cada situação, cada clima que o ambiente proporciona a pessoa que o observa. Em certas ocasiões o uso do flash rebatido é essencial, em outras a velocidade do obturador lento em conjunto com o uso do tripé deixará a foto naturalmente bonita. O projeto luminotécnico bem elaborado é de extrema importância  para valorizar o ambiente e consequentemente a foto. Um ambiente bem decorado, harmonioso e iluminado facilita a vida do fotógrafo que, por melhor que seja, não faz milagres. 

Foto Favaro Jr
Outro fator importante é a participação do arquiteto, designer  de interiores ou decorador na hora da execução das fotos. A produção com objetos decorativos (que podem ser utilizados somente para a foto, emprestado daquela loja de decoração) ajudam muito na composição. Além do mais o profissional saberá orientar o fotógrafo para os pontos principais do projeto, o que deseja priorizar e ocultar.

Finalmente na pós produção é a hora de ajustar as cores, contraste e retirar aquele fio que não deveria ter ficado aparecendo. Porém, quanto mais próximo a foto capturada estiver do resultado final melhor, já que o excesso de edição (grandes alterações e retirada de objetos volumosos) a deixará artificial demais.

Foto Favaro Jr
O bom fotógrafo de interiores é aquele que consegue conciliar o olhar do decorador com seu olhar fotográfico em busca da foto completa.
 
Lembrem-se: a foto deve vender seu trabalho, chamar a atenção do cliente e conter aspectos que caracterizem da melhor maneira possível seu trabalho. "
 
19 3383 0870
 
Legal, não é mesmo ? Eu também achei, ainda mais quando se vê o resultado nessas belas fotos que só valorizam o projeto dos arquitetos. 


Comentários
1 Comentários

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More