Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2010/02/07

Internet das coisas - equipamentos trocando dados entre si

Um consórcio de empresas e instituições de pesquisas européias estão desenvolvendo uma maneira de equipamentos de diversos fabricantes possam conversar entre si, trocando dados e permitindo que as nossas casas tenham uma "inteligência"adicional.

É o Projeto Hydra que, através de uma camada de middleware, orientada para o serviço a ser prestado, se propõem a "ajudar os fabricantes, desenvolvedores de software e integradores de sistemas a construir aparelhos e equipamentos que possam ser ligados em rede com facilidade e flexibilidade através de serviços web, criando soluções de alto desempenho e com ótimas relações entre custo e eficiência," explica o gerente do projeto.

"Se você deseja obter um valor de temperatura, você pode simplesmente pedir ao middleware semanticamente - 'Eu quero a temperatura desta sala' - e a camada Hydra irá interpretar o pedido e fornecer acesso aos sensores correspondentes," explica ele.

Toda a plataforma Hydra está sendo desenvolvida como código aberto (open source) e está disponível no repositório SourceForge. Mais informações podem ser obtidas no site www.hydramiddleware.eu.


Leia mais de onde eu li essa noticia

Comentários
1 Comentários

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More