Le Grand Paris- pensando o futuro

O presidente francês, Nicolas Sarkozy encomendou a dez dos mais importantes escritórios de arquitetura e urbanismo da Europa* propostas para o futuro de Paris, levando em conta duas prioridades -integração centro-periferia e forte preocupação ambiental. Segundo o site da FSP, no caderno MAIS de 22/03/2009“cada equipe recebeu 200 mil e total liberdade para identificar problemas, estudar, planejar, imaginar o que seria "a metrópole do século 21 pós-Protocolo de Kyoto" num prazo de 20 a 40 anos.” Equipes multidisciplinares elaboraram planos que foram apresentados no inicio do mês de marco.
A idéia do presidente francês é “criar uma "enciclopédia" de soluções possíveis que ajude nas futuras decisões políticas ligadas à gestão urbana, espécie de "dossiê do território" que permita gerir como e para onde a cidade irá crescer.”

Veja mais em www.legrandparis.org

* Alguns dos arquitetos são Richard Rogers, Finn Geipel , Jean Nouvel, Yves Lion , Djamel Klouche, Antoine Grumbach e Christian de Portzamparc

Vários presidentes franceses tem deixado a sua marca na cidade-luz, através de obras e marcos arquitetônicos. Desde que Napoleão e Haussmann abriram os largos bulevares, modificando o perfil da cidade, Paris se transformou em uma moderna cidade, não sem traumas para seus cidadãos. Mas a verdade é que o planejamento urbano é algo extremamente importante e seria bastante interessante se nossos políticos, de prefeitos a presidentes, tivessem a ambição de deixar como legado a história, estudos para não só embelezar, mas planejar um futuro mais correto para o crescimento urbano.


Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros