Recuperador de Calor

Fonte: Cosmo – 06.09.2008

São Paulo - Uma engenhoca patenteada em Minas Gerais está fazendo sucesso entre as concessionárias de energia do país. O sistema, composto por mangueiras e um pequeno pressurizador elétrico, permite que a água seja pré-aquecida antes de chegar ao chuveiro. Com isso, é possível diminuir a potência do aparelho sem perder a qualidade do banho e ganhar, em média, até 21% de economia na conta de energia elétrica.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) já instalou o sistema em algumas residências e comprovou a eficácia, assim como a Eletropaulo, em São Paulo. Há 90 dias, a CPFL Paulista, concessionária de energia para a região de Campinas (SP), iniciou os testes e verificou o ganho. Em Campinas, 11 residências no bairro Gênesis receberam o sistema. "O sistema é bom mesmo. Consegui reduzir meu gasto de R$ 120 para R$ 85 por mês. Com o dinheiro poupado, consegui comprar até uma máquina de lavar maior", disse a dona-de-casa Silvia Regina Rosa Valentim, uma das escolhidas para o teste da CPFL.

A direção da concessionária escolheu as 11 famílias no mesmo bairro. Um dos critérios foi a baixa renda. Outras nove famílias da CPFL Piratininga, na Baixada Santista, também entraram no teste. "Identificamos 100% das famílias satisfeitas porque a redução da potência dos chuveiros não influenciou a qualidade do banho ou a temperatura da água", disse o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Carlos Augusto. A intenção agora é implantar o sistema em 3 mil residências em Campinas.

Funcionamento

A água escoada pelo ralo da área de banho é armazenada numa caixa que serve de recipiente para uma serpentina. A água da rua ou da caixa d´água é desviada para a serpentina que, em contato com a água quente do banho, pré-aquece a água do próximo banho. Segundo Augusto, a água da rua ou da caixa d´água tem temperatura média de 20ºC. "Após passar pela serpentina, atinge 30ºC. Ela chega ao chuveiro nessa temperatura. Então, não é preciso de um aparelho de grande potência. Basta apenas um de 3 mil watts para aquecer a água. Esse é o segredo da economia", contou.

A economia é importante porque o chuveiro é responsável por 30% do gasto de energia numa casa com quatro moradores. Na conta, esse porcentual chega a atingir 40% do valor. "A água sai quentinha. Mesmo no tempo do frio, não há perda da qualidade", disse Sheila de Souza Barbosa, outra moradora beneficiada com o sistema. "A manutenção do sistema é fácil. Somente higienizá-lo periodicamente e pronto", contou Silvia. De acordo com o gerente da CPFL Energia, o Recuperador de Calor (nome do sistema) proporcionou uma redução média do consumo de 29% em mais de 90% das residências testadas.

Comentários

  1. Oi, cheguei ao seu blog quando estava procurando por um recuperador de calor para lareira no google, que vai ser o asunto do meu TCC na faculdade. Muito legal está idéia de MG.
    Párabens pelo blog.

    Ricardo
    Porto Alegre,RS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros