Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2008/09/10

Recuperador de Calor

Fonte: Cosmo – 06.09.2008

São Paulo - Uma engenhoca patenteada em Minas Gerais está fazendo sucesso entre as concessionárias de energia do país. O sistema, composto por mangueiras e um pequeno pressurizador elétrico, permite que a água seja pré-aquecida antes de chegar ao chuveiro. Com isso, é possível diminuir a potência do aparelho sem perder a qualidade do banho e ganhar, em média, até 21% de economia na conta de energia elétrica.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) já instalou o sistema em algumas residências e comprovou a eficácia, assim como a Eletropaulo, em São Paulo. Há 90 dias, a CPFL Paulista, concessionária de energia para a região de Campinas (SP), iniciou os testes e verificou o ganho. Em Campinas, 11 residências no bairro Gênesis receberam o sistema. "O sistema é bom mesmo. Consegui reduzir meu gasto de R$ 120 para R$ 85 por mês. Com o dinheiro poupado, consegui comprar até uma máquina de lavar maior", disse a dona-de-casa Silvia Regina Rosa Valentim, uma das escolhidas para o teste da CPFL.

A direção da concessionária escolheu as 11 famílias no mesmo bairro. Um dos critérios foi a baixa renda. Outras nove famílias da CPFL Piratininga, na Baixada Santista, também entraram no teste. "Identificamos 100% das famílias satisfeitas porque a redução da potência dos chuveiros não influenciou a qualidade do banho ou a temperatura da água", disse o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Carlos Augusto. A intenção agora é implantar o sistema em 3 mil residências em Campinas.

Funcionamento

A água escoada pelo ralo da área de banho é armazenada numa caixa que serve de recipiente para uma serpentina. A água da rua ou da caixa d´água é desviada para a serpentina que, em contato com a água quente do banho, pré-aquece a água do próximo banho. Segundo Augusto, a água da rua ou da caixa d´água tem temperatura média de 20ºC. "Após passar pela serpentina, atinge 30ºC. Ela chega ao chuveiro nessa temperatura. Então, não é preciso de um aparelho de grande potência. Basta apenas um de 3 mil watts para aquecer a água. Esse é o segredo da economia", contou.

A economia é importante porque o chuveiro é responsável por 30% do gasto de energia numa casa com quatro moradores. Na conta, esse porcentual chega a atingir 40% do valor. "A água sai quentinha. Mesmo no tempo do frio, não há perda da qualidade", disse Sheila de Souza Barbosa, outra moradora beneficiada com o sistema. "A manutenção do sistema é fácil. Somente higienizá-lo periodicamente e pronto", contou Silvia. De acordo com o gerente da CPFL Energia, o Recuperador de Calor (nome do sistema) proporcionou uma redução média do consumo de 29% em mais de 90% das residências testadas.

Comentários
1 Comentários

1 Opiniões:

Oi, cheguei ao seu blog quando estava procurando por um recuperador de calor para lareira no google, que vai ser o asunto do meu TCC na faculdade. Muito legal está idéia de MG.
Párabens pelo blog.

Ricardo
Porto Alegre,RS

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More