Jean Nouvel: Museo Reina Sofia, Madrid


O Museu Reina Sofia, no qual está o famoso Guernica de Picasso, inaugurou suas novas salas desenhadas pelo arquiteto francês Jean Nouvel, o mesmo que assinou o polêmico projeto de uma filial do Museu Guggenheim no Rio de Janeiro. O Reina Sofia reúne a coleção de arte contemporânea mais importante da Espanha.

À construção original do arquiteto italiano Francesco Sabatini, do século 18, somam-se, a partir de hoje, três novos edifícios anexos que dispõem de salas de exposições, auditório e biblioteca, e que criam, entre eles, uma praça. Ao apresentar seu projeto, Nouvel insistiu em dizer que, frente à proteção lógica que o imóvel construído por Sabatini dá à coleção permanente, sua ampliação cria espaços abertos.

"O museu de hoje em dia é um lugar no qual se tenta fazer com que as pessoas compartilhem sensações e emoções. Os novos edifícios, com uma estética do início do século 21, testemunho da época atual, assumem uma arquitetura relacionada a uma capital de beleza".

Nouvel reconheceu que sua obra não satisfaz todos e que alguns criticaram o que classificam como uma "ruptura", no entanto, ele pensa o contrário. O grande projeto do Reina Sofia, após quase quatro anos de obras, teve um investimento de cerca de 90 milhões de euros e permitirá reordenar a coleção assim como quer sua atual diretora, Ana Martínez de Aguilar.


Fonte:http://www.estadao.com.br/rss/divirtase/2005/set/26/57.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros